Durante o fim de semana em que a Fórmula 1 tomou conta de Las Vegas, quem acabou roubando parte dos holofotes não foram os carros, mas Beyoncé, que esteve no circuito e rapidamente virou assunto nas redes sociais. A cantora surgiu usando um macacão de couro branco assinado pela Louis Vuitton — peça com detalhes em vermelho, preto e bordados que remetiam a patrocínios automobilísticos — e, a partir da divulgação das imagens feitas no paddock e em um carro esportivo, iniciou-se uma onda de debates sobre seu corpo.
E o que deveria ser apenas mais um momento que une moda e celebridades ganhou uma dimensão maior e expôs, mais uma vez, o escrutínio constante direcionado a mulheres famosas e seus corpos.
Beyoncé compareceu ao evento ao lado do marido, Jay-Z, e chegou a cumprimentar o piloto Lewis Hamilton antes de colocar o capacete e fazer um breve passeio pela pista. Em outras imagens, da própria Louis Vuitton e de fotógrafos presentes, ela aparece com um sobretudo preto por cima do look. Sua última ida a uma corrida havia sido em 2009, o que também aumentou a repercussão de sua presença.
Entretanto, o retorno à F1 acabou ficando em segundo plano diante dos comentários que se espalharam pelas redes. Assim que as fotos viralizaram, multiplicaram-se opiniões sobre sua aparência física - algumas em tom de elogio, outras reproduzindo críticas e o uso do termo “sobrepeso”, que imediatamente gerou reações contrárias de fãs, influenciadores e criadores de conteúdo.
A maior parte dos comentários repudiava a vigilância sobre o corpo da artista. “Falar do corpo da Beyoncé é coisa de doido, coisa que só existe nesse umbral porque aquela mulher é surreal”, publicou um usuário. Outro perfil destacou a volatilidade cruza de julgamentos online: “Tão há 2 dias aqui nessa rede dizendo que a Beyoncé é gorda, feia e velha. Ou seja: a gente precisa parar de ligar pro que os outros pensam da nossa aparência, porque nem você sendo uma literal divindade você vai ser aceita.”
Houve ainda quem comparasse a situação com ataques recentes sofridos por outras artistas, como Ariana Grande, que segundo a internet estaria "magra demais". Outro comentário, amplamente compartilhado, sintetizou a indignação: “Não sei que doença comeu o cérebro de vocês, mas olhar pra Beyoncé e dizer que ela é gorda é caso de internação juro.”